Restauro de Casas Antigas
O restauro de casas antigas é sinónimo de preservar uma herança cultural de que todos somos herdeiros.
O nosso amor à arte que nos faz respeitar e admirar a própria história da arquitetura, a nossa experiência e o bom senso que nos caracteriza são os factores que pomos à sua disposição num processo tão complexo como o restauro de casas antigas.
Porque gostamos de aconselhar antes de começar a fazer, conte conosco.
O restauro de casas antigas é sempre uma operação delicada, pois muitos são os fatores em jogo.
Podemos falar de restaurar toda a casa, das paredes exteriores ao redesenhar do seu interior, caso em que é essencial um projecto de arquitectura a que deveremos associar as especialidade de engenharia para não pôr em risco nem o já existente nem o futuro.
No restauro de casas antigas procuramos preservar a sua história, quer ao nível da sua época quer ao nível dos processos de construção e dos materiais utilizados, como por exemplo, os azulejos tão típicos em Portugal.
O restauro de casas antigas é um elemento importante de preservação do nosso património identitário e por isso é sempre um factor de valorização. No entanto, ele exige investigação e um extremo cuidado na sua adaptação aos tempos modernos, quer ao nível da segurança quer ao nível das funcionalidades e da sustentabilidade.
Quando se pretende um nível de autenticidade elevado, chegamos a conseguir reproduzir as técnicas antigas de construção e procuramos os materiais utilizados à época. Tudo depende do esforço que se está disposto a investir e da paciência que estamos dispostos a ter pois são sempre processos morosos.